2012/02/19

A Respeito do Trabalho Colaborativo nas Organizações


A colaboração deve ser motivada pela vontade de contribuir com o bem comum, ou seja, com a comunidade. A contribuição deve ser encarada não só pelo colaborador, mas também por toda a comunidade, de tão ou de maior valor do que a produção de um trabalho, objeto ou serviço final. Sendo o serviço desses o mais valorizado, já que o serviço se dá como o único bem real e individual derivado da construção do conhecimento comum.

As recompensas materiais ou imateriais de uma organização que deseja assumir um sistema de trabalho colaborativo devem ser baseadas não apenas com o quanto um determinado colaborador produziu em código, relatórios ou peças, mas também avaliada com o quanto ele ajudou em produzir o conhecimento que pode tornar possível a produção desses bens, ou que proporcionou ferramentas e mecanismos para a continuidade e melhorias destes.

A qualidade e a quantidade do conhecimento produzida por um colaborador dentro de uma organização qualquer, pode ser encarada assim como a comunidade acadêmica e a comunidade de produção de software livre encaram, por atribuem maior ou menor notoriedade de acordo com sua produção e desenvolvimento dentro dessas comunidades, fazendo a devida distinção aos membros da instituição de acordo com sua colaboração para o sucesso desta.

Esse reconhecimento individual do colaborador é de grande importância num sistema de trabalho colaborativo já que se aplica como segundo motivador para produção do conhecimento e trabalho colaborativo. O colaborador reconhecido é motivado a produzir mais conhecimento que beneficiara mais pessoas e toda a comunidade, o que levará a mias reconhecimento.
O reconhecimento pode ser atribuído por duas instancias principais:

Reconhecimento pela comunidade, através de comentários, discussões, elogios e aderência a colaboração como idéia .
Reconhecimento da instituição através de comentários, destaque da produção e  aplicação do conhecimento.

Assim todo o sistema deve ser encarado como organismo único que tem por objetivo crescimento comum, que beneficia toda a comunidade, não apenas interesses ou indivíduos específicos, pois o desejo de colaborar e contribuir se torna latente em todos os membros da comunidade.


Nenhum comentário: