2006/09/11

Ágape - Um Pouco Sobre o Amor

No meu último artigo eu escrevi que detestava falar sobre tristeza e amor, mas como mesmo assim eu falei sobre meu dia de fossa, hoje eu vou falar um pouco sobre o amor.

Na verdade é muito complicado falar sobre amor, ele pode representar tantas coisas. Certo era o idioma grego que tinha cinco palavras o amor, cada um representando um tipo diferente de se sentir ou demonstrar o amor. As pessoas geralmente dão mais importância ao amor Eros, o amor romântico, elas vivem em busca dele e baseiam sua felicidade no encontro e preservação deste. Ao contrário do que a maioria pensa eu não acredito muito nesse tipo de amor, pelo menos como o idealizam. As pessoas acreditam no amor à primeira vista, “e viveram felizes para sempre”, “o amor é lindo e perfeito”, entre outras coisas, que sinceramente eu não consigo aceitar.

O que me convence mais é sim o amor Ágape, o amor baseado em princípios, o amor altruísta. Acredito que o amor se constrói, é um sentimento que tem que ser cultivado dia a dia, além de ser baseado em alguns princípios como a amizade, o afeto, a confiança, a convivência e por que não em interesses mútuos. Acontece que a mídia valoriza muito o “amor” romântico ou eros, isso é implantado nas cabeças das pessoas – principalmente das mulheres – desde de criança com os contos de fadas, passando depois pelos dos romances, filmes e contos populares. Isso também é como forma de marketing para fermentar o comércio.

Outra coisa comum é se confundir o amor com paixão, um sentimento que por ser tão intenso é também muito perigoso e pode proporcionar conseqüências maravilhosas ou extremamente dolorosas. A paixão composta de um é coquetel de sentimentos, atração, fascínio, euforia, felicidade, romantismo e um tipo de transe que impede os acometidos por ela de percepção da realidade. Que estar apaixonado é bom demais isso é verdade, mas é necessário muito cuidado. Porque mais cedo ou mais tarde a paixão esfria, e ela tem de ser re-acesa sempre, mas quando se passar por uma fase de baixa, sobrara só a amizade e os princípios que estão implícitos no Ágape. Por isso eu prefiro bem mais amar as pessoas baseado em requisitos e princípios. Claro somos seres humanos, nos enganamos, erramos, e nos apaixonamos, às vezes até pela pessoa errada, e isso é natural, mas devemos sim sempre ter um misto de emoção e razão para que nós possamos ser felizes.

Eu quero amar sim no sentido do amor Eros, mas antes disso vou sempre colocar o ágape em primeiro lugar e sempre pensar em como vou amar. Pra falar a verdade acho que estou fazendo isso nesse momento, sendo acometido de uma paixão enorme de uma forma como nunca tinha sentido, mas vamos com calma, usemos a cabeça, sejamos racionais para sermos felizes. As vazes a gente sente a falta de alguém para dividir as coisas, alguém para compartilhar, alguém para dar e receber carinho, alguém com que se possa abraçar e sentir-se a pessoa mais protetora do mundo. Mas também é preciso sentir que a pessoa do teu lado é tua melhor amiga, pois é do lado dela que vc vai passar pelo resto da vida.

Nenhum comentário: